Mapas
Os mapas do Transformice são estágios que devem ser completados para ganhar queijos e firsts. O jogo já possui mapas originais que possuem características especiais como elevação de um piso conforme coloca peso em outro, bombas que explodem ou um segundo shaman no mapa. Mapas assim são chamados de “vanillas” pois tem salas especiais denominadas com este nome que rodam somente estes mapas.
Mapas vanillas, diferente dos mapas criados por jogadores, são representados somente por números e não por um código com @, então para colocar um vanilla no cafofo de sua tribo apenas digite o número dele após o comando /np. Lembre-se que você precisa ter o poder de colocar mapas no cafofo.
Veja nesta página uma lista com todos os mapas vanillas e alguns especiais, imagens e algumas curiosidades sobre eles.
Curiosidades
Sobre os mapas
Sobre os mapas
Mapas vanillas, diferente dos mapas criados por jogadores, são representados somente por números e não por um código com @, então para colocar um vanilla no cafofo de sua tribo apenas digite o número dele após o comando /np. Lembre-se que você precisa ter o poder de colocar mapas no cafofo.
Veja nesta página uma lista com todos os mapas vanillas e alguns especiais, imagens e algumas curiosidades sobre eles.
Mapas Vanilla
- Os mapas de transformação (200-210) só aparecem em salas que tem entre 5 e 19 ratos. Nem sendo forçados nos cafofos usando o comando /np eles aparecem fora dessa condição.
- Os mapas 78 e 126 são exatamente iguais. Ou seja, fail do Tig em criar um segundo mapa.
- O mapa 0, por ser um mapa de treinamento de shamans iniciantes, ele repete mais vezes que os outros vanillas.
- Os mapas de 115 a 126 são remakes dos mapas já criados anteriormente. Sendo alterados apenas alguns pisos, posições de queijo ou a remoção do shaman.
- Os mapas de 138 a 143 são mapas criado por jogadores. Estes venceram no concurso de mapas de dezembro de 2011 na categoria “luta de shamans”.
- Os mapas 136 e 137 são mapas baseados em dois antigos vanillas de colisão: ex-21 e ex-34. Você pode vê-los logo abaixo.
- Não há mapa 135. Este é um mapa criado pelo Tig para testar o recurso “scroll”, que teve sua primeira aparição pública no mapa de halloween de 2011. Clique aqui para ver um vídeo deste mapa.
Vanillas antigos
- Os mapas ex-21 e ex-34 foram removidos por serem considerados mapas de sorte. Depois foram criados os mapas 136 e 137, que representam a ideia dos dois mapas, mas um pouco mais acessível.
- O ex-25 é um mapa com aspecto parecido com do mapa 69. O shaman só tinha disponível o item bola que explodia em alguns segundos.
- O ex-27 possui dois pontos onde os ratos atravessam o piso. O mapa voltou depois de um tempo sendo refeito por Voidmoon no editor de mapas.
- O ex-42 era uma gaiola suspensa por cordas invisíveis. A gaiola tinha liberdade de ir para os lados como se fosse um balanço.
- O ex-96 foi criado junto com o recurso de pendurar balões em ratos. Neste mapa o shaman só tinha o item balão para usar e pendurar nos ratos. Foi removido por ser chato e de sorte.
- O ex-99 era todo escuro. O queijo ficava em lugar aleatório, então poderia estar em qualquer uma das fendas. Foi removido por ser considerado mapa de sorte e beneficiar quem sabia walljump.
- Vários mapas vanillas possuíam versões com modo noite ativado, estes eram representado com o número do mapa + 1000. Por exemplo, a versão noite do mapa 6 era 1006, a versão noite do mapa 27 era 1027. Os mapas com possibilidade de ter modo noite eram: 6, 7, 15, ex-27, 40, 62, 67 e 92 (que na versão 1092 tinha shaman).
Mapas especiais
Com exceção dos mapas -1 e @0, nenhum destes mapas podem ser colocados no cafofo de sua tribo pelo comando /np.- 444 – É o mapa que encontramos ao acessar o editor de mapas. Como nos vanillas, ele também possui fundo aleatório.
- -1 – Este mapa é encontrado no editor de mapas e também em salas Vanillas visualizado como “–@-1″. Por estar no ciclo de vanilla, ele também aparece em salas normais, mas ele tem o efeito de repetir o último mapa criado em editor. Por esta razão repete alguns mapas de vez em quando.
- 801 – Este mapa foi criado juntamente com a sala 801, mas depois de um tempo ele foi substituído pelo mapa 0. Em uma atualização recente o mapa 801 foi recolocado na sala.
- 666 – Mapa do evento de Halloween em 2010. Era um mapa de colisão em que os ratos voavam em vassouras. O queijo do mapa ficava voando e mudando de lugar de tempo em tempo.
- 888 – Mapa do evento de Natal em 2010. Neste mapa era feita a troca de presentes que eram coletados em mapas na época.
- 777 – Mapa do evento de Primeiro de Abril em 2011. Era possível pescar itens nos aquários deste mapa, em alguns era necessário que o shaman ajudasse a alcançar.
- @0 – É o cafofo inicial quando se acaba de criar uma tribo.
- @1 (halloween) – Mapa do evento de Halloween em 2011. O mapa tinha 1600px de largura, em algum momento um dos ratos virava um vampiro e podia transformar os outros em vampiro também se entrasse em contato. Para os ratos se protegerem, eles tinham o poder de dar “meep” para afastar os vampiros.
- 800 – Mapa do evento de Natal em 2011. Este mapa realizou um sonho dos jogadores: um mapa em que todos são shaman. Será que dá certo? O evento mostrou que não. Com tantos jogadores com poder, era difícil ficar vivo com tantos jogadores querendo matar uns aos outros com tiros de canhão.
- @1 (Valentine’s day) – Mapa do evento de Dia dos Namorados em 2012. O mapa tinha 4800px de largura, com vários obstáculos. O objetivo era chegar até o café no final do mapa e sentar numa mesa com outro jogador e trocar beijos para ganhar itens.
- 555 – Mapa do evento de Carnaval em 2011. O mapa é simples e o único objetivo era soltar confetes (que tem até hoje na tecla E) para ganhar itens do evento.
- @1 (primeiro de abril) – Mapa do evento de Primeiro de Abril em 2012. No mapa há um barco e os ratos deveriam pescar para ganhar itens e esperar o barco chegar até o outro lado no meio de uma tempestade para completar o mapa. Em junho o mapa voltou com um evento de enigma trazendo junto a possibilidade de usar o “meep”.
- @1 (enigma parte 1) – O mapa fazia parte do segundo enigma. O objetivo é completar o mapa sozinho usando a técnica do supah, pois a plataforma de baixo, que parece ser “pisável”, na verdade não é.
- 850 – Mapa acessado na sala -101 durante o segundo enigma. O mapa apresentava uma dica: Y x 801.
- 851 – Mapa acessado na sala -106 durante o segundo enigma. O mapa apresentava uma dica: um símbolo estranho e um link.
- 852 – Mapa acessado na sala -242 durante o segundo enigma. O mapa apresentava uma dica: o desenho do capacete branco com um fundo bordô.
- 853 – Mapa acessado na sala -384 durante o segundo enigma. O mapa apresentava um número no topo do mapa que era atualizado conforme mais ratos entrava na sala, se tivesse um número relativamente alto de ratos na sala era apresentado o link para uma imagem codificada para tentar solucionar o enigma.
- @1 (enigma parte final) – O mapa era acessado na sala 286637850 durante o segundo enigma. Neste mapa era necessário se abaixar 10 vezes na segunda plataforma de cima para ganhar o prêmio do evento: um item exclusivo e 20 morangos grátis!
- 900 – É o mapa encontrado no tutorial para quem recém criou uma conta ou entrou como convidado.
.Recursos que não tem no editor :O editor de mapas é o lugar sagrado dos que criam mapas. É nele que são descobertas técnicas e recursos que pode mudar (ou não) a maneira como jogamos Transformice. As técnicas à seguir são desprezada por muitos jogadores que não as entendem e muitas vezes são usadas irregularmente por novatos. Aqui darei dicas também de como aproveitá-las de modo que se encaixa perfeitamente em seus mapas. Note que todos os recursos se tratam de edições de XML.O que é XML?XML é um código que o Transformice usa para a construção dos mapas de usuários. Nele está indicado configurações do mapa, os pisos, os objetos e as decorações em forma de códigos que o jogo reconheça e os transforme em mapas. Para ver o XML de um mapa, marque “Salvar/Carregar/Testar” e clique em “Copiar o mapa para a área de transferência”.O XML estará em seu “Ctrl+V”, então é só colar em qualquer editor de textos, o mais recomendado é o Bloco de notas. Assim você pode editar o que for necessário de forma mais avançada.Você pode também colocar o XML no editor da mesma maneira de colocou, bastando marcar “Salvar/Carregar/Testar”, colar o código na caixa de texto e clicar em carregar.Sabendo disso, agora você pode utilizar os recursos listados a seguir:ScrollEsse é um recurso que já ensinamos a fazer neste post . O recurso consiste em mudar a largura no seu mapa, dando um pouco ou muito espaço em seu mapa para que possa fazer aquilo que não faria num espaço pequeno.Como fazer:Copie o XML do seu mapa e cole no bloco de notasAdicione o valor L=”1600″ logo dentro da tag PAntes<C><P /><Z><S /><D /><O /></Z></C>Depois<C><P L=”1600″/><Z><S /><D /><O /></Z></C>Depois é só colar a edição feita no editor e aproveite o espaço a mais que você tem!Nota: Você pode colocar qualquer valor entre 800 e 1600 dentro do item L. Obviamente, quanto maior o número maior a largura.Para arrastar o mapa e editar a área onde sua tela não alcança, você deve segurar <espaço> e clicar e arrastar com o mouse. Bem simples.Quando usar:Quando seu mapa necessitar do espaço a mais. Note que não é recomendado colocar walljump onde a câmera se move, pois causa lag aos jogadores.Fundo do dia dos namoradosEste é um fundo “secreto” no Transformice. É o fundo usado no mapa especial de dias dos namorados deste ano. Embora não tenha utilidade usá-lo, é interessante saber que ele existe e que você pode usar em seus mapas. Deve ser usado em conjunto com o Scroll para melhor proveito.Como fazer:Copie o XML do seu mapa e cole no Bloco de notasAdicione o valor F=”6″ dentro da tag PAntes<C><P /><Z><S /><D /><O /></Z></C>Depois<C><P F=”6″ /><Z><S /><D /><O /></Z></C>Com Scroll<C><P F=”6″ L=”1600″ /><Z><S /><D /><O /></Z></C>Depois é só colar no editor e aproveitar o fundo novo.Uma pena que, mesmo com largura de 1600, o fundo fica deformado porque o mapa original tinha 4800 de largura! Coisa que não podemos ter em mapas comuns. Portanto ele é inútil na maioria dos casos e pode dar um aspecto estranho em seu mapa se você não tiver uma forma de usá-lo.Esconder tudo que está fora da telaRecurso novo que chegou junto com o evento de pescaria. Com isso, você pode esconder mecanismos e, no caso de mapas com Scroll, esconder o cenário que virá a seguir. O jogo esconde colocando uma camada da cor do fundo na área do fullscreen.Como fazer:Copie o XML do seu mapa e cole no Bloco de notasAdicione o valor Ca=”” dentro da tag PAntes<C><P /><Z><S /><D /><O /></Z></C>Depois<C><P Ca=”” /><Z><S /><D /><O /></Z></C>Depois só colar no editor.Modo noiteAntigamente, o recurso era bem acessível no próprio editor, mas como faziam um mal uso, resolveram retirar, mas ainda é possível criar um mapa com o modo noite a partir do XML.Como fazer:Copie o XML do seu mapa e cole no Bloco de notasAdicione o falor N=”” dentro da tag PAntes<C><P /><Z><S /><D /><O /></Z></C>Depois<C><P N=”” /><Z><S /><D /><O /></Z></C>Depois só colar no editor e criar um mapa criativo com o modo noite.Lembre-se que o modo noite causa muito lag, pois é uma imagem gigante que segue o rato, então faça pouco walljump. Os jogadores não conhecem o mapa, então deixe ele bem acessível e previsível, pois os brasileiros odeiam quando morrem em mapas de escuro. Aliás, odeiam morrer em qualquer mapa!
Espero que tenham gostado. Juízo ao usar os recursos! Eles não estão escondidos do editor à toa.